Publicado por: martinholopes | 16 de Novembro de 2009

→Tipologias de redes

Rede local (LAN)  

  

Uma “Local Area Network” caracteriza-se por ocupar uma área limitada, no máximo um edificio, ou alguns edificios próximos, muitas vezes limitam-se a apenas um piso de um edificio, um conjunto de salas, ou até uma única sala. São redes de débito medio ou alto (desde 10 Mbps até 1 Gbps, sendo actualmente o valor de 100 Mbps o mais comum). A tecnologia mais divulgada é o “ethernet”, ainda em “broadcast”, ou usando já “comutação”. Existe um conjunto de serviços e protocolos que são caracteristicos das redes locais e que fazem parte da definição de rede coorporativa, por exemplo um conjunto de escolas, faculdades, pequenas empresas, entre outras interligadas entre si.  

Barramento (BUS)

 

Rede em que há exactamente dois nós terminais, um número qualquer de nós intermédios e um só caminho entre cada dois nós (todos os nós da rede se encontram ligados uns aos outros numa linha). O desenho de rede em barramento é aparentemente simples reduzindo-se a um único cabo que se estende de um computador até ao seguinte.
Os extremos do cabo terminam com uma resistência chamada terminador que para além de indicar que não existem mais estações de trabalho nos extremos, permite encerrar o bus.  

A rede em barramento utiliza a técnica de broadcasting, isto é, quando um nó envia uma transmissão, a mesma é enviada para todos os nós da rede em simultâneo, tendo cada nó que verificar se a informação lhe é destinada.
Caso a informação tenha sido recebida sem anomalias é enviado um aviso de recepção ao nó emissor.  

Pontos Positivos:
. Simples e fácil de instalar
. Requer menos cabos
. Fácil de ampliar
  

Pontos Negativos:
. A rede fica mais lenta em períodos de uso intenso.
. Os problemas são difíceis de isolar.
  

Rede metropolitana (MAN)  

  

Uma “Metropolitan Area Network” é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade. São usadas por exemplo para interligar vários edificos afins dispersos numa cidade.
Por exemplo nos varios conjuntos de redes LAN formão uma MAN .  

Rede de área alargada (WAN) 

 

  

A redes de área alargada (“Wide Area Network”) têm a dimensão correspondente a países, continentes ou vários continentes. São na realidade constituidas por multiplas redes interligadas, por exemplo LANs e MANs. O exemplo mais divulgado é a “internet”. Dada a sua dimensão e uma vez que englobam LANs e WANs,bancos ministérios grandes cadeias logísticas ou outra, as tecnologias usadas para a transmissão dos dados são as mais diversas, contudo para que as trocas de informação se processem é necessário um elo comum assente sobre essa tecnologia heterogénea. Esse elo comum é o protocolo de rede.  

Tiny Area Network  

TAN significa rede de área minúscula, ou Rede interna de pequeno porte em home (até quatro máquinas, ou conexões de pequenos dispositivos via bluetooth e infra-vermelho, como por exemplo entre celulares ou seus dispositivos, notebooks, etc.), difere-se, da LAN, MAN, WAN e da PAN.  

Consiste em se ligar mais que uma máquina (em crossover por exemplo) em uma residência ou rede geralmente sem conceito comercial.  

O termo é pouco aceito no meio técnico, além de pouco conhecido, e por isso muito pouco utilizado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: