Publicado por: martinholopes | 11 de Dezembro de 2009

Internet e os seus serviços

A Internet

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de
transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos e correio eletrônico ….De acordo com dados de março de 2009, a Internet é usada por45,9% da população mundial[1] (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).

Nomenclatura

Internet e internet possuem significados diferentes. Enquanto internet significa um conjunto de redes de computadores interligadas, a Internet se refere à internet global e pública, disponibilizada pelo Protocolo de Internet. Dessa forma, existem inúmeras internets espalhadas por redes particulares, seja interligando empresas, universidades ou residências. Entretanto, existe somente uma rede única e global, o conjunto de todas as redes, a Internet.

O nascimento da World Wide Web

O NeXT Computer, sendo o primeiro servidor web.A Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Corria o ano de 1990, e o que, numa primeira fase, permitia apenas aos cientistas trocar dados, acabou por se tornar na complexa e essencial Web.

Em 1989, propôs um projecto de hipertexto que permitia às pessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos. Foi esse projecto que ficou conhecido como a World Wide Web. A Web funcionou primeiro dentro do CERN, e no Verão de 1991 foi disponibilizada mundialmente.

Desenvolvimento, Crescimento actual

Gráfico mostrando a proporção de usuários de Internet a cada 100 pessoas, entre 1997 e 2009, feita pela União Internacional de TelecomunicaçõesEmbora as aplicações básicas e as orientações que fazem a Internet existir por quase duas décadas, a rede não ganhou interesse público até a década de 1990. Em 6 de agosto de 1991, a CERN, uma organização pan-europeia de pesquisa de partículas, publicou o novo projeto “World Wide Web”. A Web foi inventada pelo cientista inglês Tim Berners-Lee, em 1989.

Um dos primeiros navegadores web foi o ViolaWWW, após o programa “HyperCard”, e construído usando o X Window System. O navegador foi substituído pelo “Mosaic”. Em 1993, o National Center for Supercomputing Applications (Centro Nacional de Aplicações de Supercomputadores – NCSA) dos Estados Unidos, na Universidade de Illinois, liberou a versão 1.0 do Mosaic, e no final de 1994, havia crescente interesse público na Internet, que era considerada anteriormente muito técnica e acadêmica. Em 1996, o uso da palavra Internet tinha se estabelecido na linguagem popular, e consequentemente, havia se tornado erroneamente um sinônimo em referência a World Wide Web.

Enquanto isso, com o decorrer da década, a Internet conseguiu com sucesso acomodar a grande maioria das redes públicas existentes (embora algumas redes, tais como a FidoNet, continuaram separadas). Durante a década de 1990, estimou-se que o crescimento da Internet era de mais de 100% ao ano, com um breve período de crescimento explosivo entre 1996 e 1997. Este crescimento é atribuído frequentemente à falta de uma administração central, assim como à natureza aberta dos protocolos da Internet, que encoraja a interoperabilidade comercial e previne as empresas de exercer muito controle sobre as redes.

Plataformas informáticas:

Facebook é um website de relacionamento social( ou seja permite colocar lá imagens e.t.c.) . O website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade.

O Hi5 é uma rede social virtual que até 2008, é dos 20 sites mais visitados na Internet. A empresa foi fundadas em 2003 por Ramu Yalamanchi, que é actualmente o director. O Hi5 afirma que tem 60 milhões de membros activos, destes 4,2 milhões na América Latina

MSN Messenger é um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.


Twitter (pronuncia-se “tuíter”) é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry

E-mail (Correio electrónico)

É um serviço que permite a composição, envio e, recepção de mensagens.
Aplica-se a sistemas que utilizem a Internet, baseados no protocolo SMTP; às Intranets (sistemas que permitem troca de informação dentro de empresas, ou organizações)
Exemplo de como é constituído o e-mail: nomeutilizador@endereçoservidor.com

  • Telnet (Emulação de Terminal)

É um protocolo que permite a comunicação entre computadores numa rede; o acesso remoto a um computador, acedendo aos seus recursos (programas, etc…) como se fosse no computador local.

  • FTP (File Transfer Protocol)

É um serviço de transferência de ficheiros, por Download (recepção) e Upload (envio).
A transferência de ficheiros pode ser feita por um software de cliente FTP (ex.: CuteFTP) ou através de um browser.
É rápido e simples.

  • Serviços de busca de informação

Um motor de busca é um sistema de software projectado para encontrar informações armazenadas na rede mundial (WWW), a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.
Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer informação na rede, apresentando os resultados de uma forma.
Exemplos de serviços de busca de informação ou motor de busca é o Google, Yahoo, Sapo, entre outros.

  • Newsgroups

É um sistema de troca de mensagens em fóruns com lançamentos de temas de discussão;
Constituem a rede Usenet. Para aceder ao servidor de news (ex.: news.telepac.pt) é necessário um software cliente de news server (ex.: Outlook Express).

  • IRC (Internet Relay Chat)

É um sistema de comunicação, por texto, em directo e, com várias pessoas, na Internet.
Necessita de Instalação e Configuração de um programa, grátis (ex.: mIRC), para aceder ao servidor de IRC (ex.: PTnet).


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: