Publicado por: martinholopes | 6 de Abril de 2010

O que é uma firewall?

Uma firewall é software ou hardware que verifica as informações recebidas a partir da Internet ou de uma rede e que bloqueia ou permite a respectiva passagem para o computador, dependendo das definições da firewall.

Uma firewall pode ajudar a impedir que hackers ou software malicioso (tal como worms) tenham acesso ao computador através de uma rede ou da Internet. Uma firewall também pode ajudar a impedir que o computador envie software malicioso para outros computadores.

O diagrama seguinte mostra como a firewall:

firewall


Exemplo de firewalls gratuitas:

Windows Defender

Vantagens:

– Ajuda a detectar e a remover spyware

– Detecção de spyware. Encontra rápida e facilmente spyware e outros programas indesejados, que podem tornar o computador lento, apresentar janelas pop-up com incómodos anúncios, alterar definições de Internet, ou usar as suas informações privadas sem o seu consentimento.

– Funcionamento claro e tecnologia de remoção rigorosa. Elimina facilmente o spyware detectado, sob a sua indicação. Se remover inadvertidamente programas que na verdade deseja, é fácil recuperá-los.

-Análises e remoções programadas. Executa estes processos quando for conveniente para si, tanto a pedido, como num horário que definiu.

– Melhora a segurança de navegação na Internet

– Ajuda a impedir o spyware antes de este se infiltrar no computador. Oferece uma salvaguarda contínua concebida para combater todas as formas pelas quais o spyware se pode infiltrar no computador.

– Funciona sem o distrair. É executado na retaguarda e trata do spyware automaticamente, de acordo com as preferências que definiu. Pode usar o computador com o mínimo de interrupções.

– Ajuda a impedir as ameaças mais recentes

– Experiência em que pode confiar. Uma equipa dedicada de investigadores da Microsoft pesquisa continuamente a Internet para descobrir spyware novo e desenvolver métodos de o combater.

– Impede novas ameaças rapidamente. Uma rede mundial e voluntária de utilizadores do Windows Defender ajuda a Microsoft a determinar que programas suspeitos devem ser classificados como spyware. Os participantes ajudam a descobrir rapidamente novas ameaças e notificam os analistas da Microsoft, para que todos estejam mais protegidos. Qualquer pessoa que utilize o Windows Defender pode associar-se a esta rede e ajudar a informar a Microsoft da existência de potencial spyware.

– Mantém-se actualizado automaticamente. Para ajudar a proteger o computador contra as ameaças mais recentes, pode optar por transferir automaticamente as actualizações que combatem novo spyware.

Compatibilidade: Windows XP, Vista, 2003

  • Outpost Firewall Free 2009

O Outpost Firewall Free oferece uma sólida firewall, com os pacotes básicos e filtragem de aplicações, de forma a salvaguardar os dados contra terceiros. E mais, obtém uma avançada protecção contra actividades ilegais de programas, que irá ajudar a parar ameaças desconhecidas.

Uma solução gratuita de protecção que promete ter um impacto reduzido nos recursos do sistema, tornando-se numa mais valia para um computador desprotegido.

Principais características:

– Firewall bidireccional
– Protecção que não consegue ser desligada por hackers
– Monitorização do comportamento das aplicações
– Intuitivo

Compatibilidade: Windows XP, Vista.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: