Publicado por: martinholopes | 3 de Maio de 2010

Como instalar/Montar uma rede wireless doméstica e seus passos.

Ligar as coisas para que possa partilhar

Os nossos PCs, ligados à Internet ou uns aos outros, para que possam partilhar ficheiros e/ou impressoras. Vamos precisar de instalar todo os equipamento necessário para permitir que todos os seus sistemas comuniquem com a Internet ou com os PCs locais.

Normas redes wireless

Existem redes wireless com várias normas: B, G ou N.

A norma B (802.11b) funciona com velocidades até 22Mbps.a norma G (802.11g) funciona com velocidades até 54Mbps.a norma N (802.11n) funciona com velocidades até 300Mbps.

A norma B quase não se usa.A norma G ainda é a mais utilizada no mercado devido ao seu preço e fiabilidade.A norma N é a mais recente norma no mercado. Embora atinja velocidades bem superiores que a norma G, os preços destes equipamentos ainda são um pouco mais elevados que a norma G.

Compatível com os S.O. Microsoft Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

Pensemos se conseguimos com um único AP cobrir a toda casa e que já estão os pré equipados com uma placa de rede wireless. Caso não tenha, a forma mais fácil de adicional uma placa destas é através das portas USB.Pode ter uma Pen USB para fazer de rede sem fio. Há muitos modelos e marcas no mercado. Temos de comprar um equipamento com a norma 802.11G, capaz de no máximo 54Mbps (Megabits por segundo ou seja ~6Megabytes/Seg se segundo as normas da revista da Pcguia) é a melhor desenpelho.
A forma mais fácil para não ter trabalho absolutamente nenhum é comprar um router/modem ADSL ou um router Cabo e ligar o Access Point ao router, em principio depois de configurar o router minimamente a net fica partilhada automaticamente.
Nos PCs é: instalar as placas dos routers, estas suportam todos DHCP a configuração das placas deixa tudo activo que consiste em colocar tudo em automático por a rede wireless a funcionar com palavra-chave de segurança de preferência para não haver terceiros a explorar a a nossa rede.

Recomendado em situações em que um pequeno grupo de usuários necessita de acesso a rede principal.Agrupa vários clientes LAN e transforma essa LAN em único cliente WLAN.O número máximo de estações que pode ser conectado está compreendido entre 8 e 128.

Router

Depois de ter a certeza que todos os computadores estão prontos equipados com placas de rede wireless , vamos falar do equipamento necessário para os interligarmos todos: o Router.

Neste caso vamos montar uma rede onde todos os computadores possam partilhar pastas, ficheiros, impressoras, etc. bem como todos possam aceder à internet sem depederem um dos outros.

Depois existem dois tipos de router: os que têm modem incorporado e os que não têm. Caso já tenha modem pode adquirir um router ou modem incorporado e ligar posteriormente o modem que tem em casa.

O funcionamento dos routers é todo igual, mas temos que ter estas características em atenção pois existem routers para Cabo (Tecnologia utilizada pela ZON, …) ou ADSL (Tecnologia utilizada pela , Sapo, Clix…).

Preços:

Preços:Mas esteja atento a evolução dos produtos e dos preços de ofertas.
Conclusão

Flexibilidade e mobilidade para os  PCs, em qualquer lugar num escritório, entre escritórios, ambientes de campo  ou em áreas onde as convencionais redes LANs são  usadas, são recursos oferecidos pelo mundo móvel, que oferece a constante interligação do usuário ao seu ambiente de trabalho. É possível utilizar redes sem fio em lugares fisicamente impossíveis de se ter uma rede cabeada.  Adaptável a qualquer mudança, a Wireless tornou-se uma tendência mundial.

Operadoras de telecomunicações de todo o mundo, fabricantes e investidores públicos e privados se movimentam para ampliar a planta existente, desenvolver tecnologias e gerar novas  soluções de atendimento. São as exigências de uma demanda crescente  por linhas e serviços para uma população que procura cada vez mais mobilidade e integração.

Tudo como funciona a redes Wireless na resvista PCGuia»»»

Se procura segurança fica um cheirinho da apresentação de um trabalho de Segurança Informática realizado por 2 alunos da Universidade da Beira Interior.aqui»

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: